quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Lentilha é um bom alimento

A história conta que a lentilha foi um dos primeiros vegetais cultivados pelo homem. Rica em fibras é fonte de proteínas e ferro além de fortalecer os ossos.

Ela é pequena, mas tem um alto valor nutritivo. A lentilha é um dos alimentos mais antigos da humanidade e de origem asiática tem sua maior produção na Índia. No Brasil ela faz parte das festas de fim de ano e dizem que quem com um punhado atrai riqueza. Ela pode ser consumida o ano inteiro e é considerada um alimento completo.

A nutricionista Mariana de Paula Coelho explica que o grão não tem contra-indicação. “A lentilha é rica em proteínas e ferro e muito indicada para quem sofre com anemia e para as grávidas”.
Existem três tipos de lentilha, a marrom que é a mais comum, encontrada em qualquer ponto de venda, a verde e a vermelha, que são as duas mais difíceis de encontrar.
A lentilha faz parte das leguminosas, como feijão, grão de bico e soja. Antes de levá-la à mesa e para que fique bem saborosa, deve ficar de molho de um dia para o outro.
Ainda segundo a nutricionista, a lentilha também é indicada para quem quer emagrecer. “A fibra presente no grão, inibe o apetite”. Mariana conta que ela tambem ajuda no controle da glicemia, com isso os diabéticos podem incluir na alimentação. Tambem é indicada ainda para quem tem intestino preso.


Para fazer a salada de lentilhas você vai precisar:

- 1/2 kg de lentilhas
- 1 dente de alho um pouco amassado
- 1/2 xícara (de chá) de azeite de oliva
- 1/4 de xícara (chá) de vinagre de maçã
- 2 cenouras médias raladas
- 2 tomates
- 5 talos de salsão
- cebolinha picadinha para decorar
- 1 maço de rúcula tambem picadinha
Modo de preparo:
Junte todos os ingredientes em um recipiente e misture bem. Depois deixe na geladeira por quatro horas antes de servir.
A dica é  servir com suco de laranja para ajudar na absorção do ferro. E para completar a boa notícia, existe um estudo que tenta provar que as lentilhas podem ajudar no controle dos sintomas da menopausa.

Eu particularmente já experimentei e adorei e quero dividir essa receita maravilhosa.  Aproveitem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens